Skip to main content

O que é a UAPI?

UAPI

Unidade Amiga da Primeira Infância
 
Cultivando o futuro desde o início

UAPI

A primeira infância, período que abrange os primeiros 6 anos completos ou 72 meses de vida da criança, é considerada uma janela de oportunidades crucial para saúde, aprendizado, desenvolvimento e bem-estar social e emocional das crianças. Evidências científicas demonstram que, nesse período, intervenções e serviços integrados de qualidade devem ser ofertados com prioridade absoluta, o que garante o desenvolvimento pleno das crianças e o fortalecimento de suas famílias. Ou seja, o que acontece nos primeiros anos de vida é fundamental para o desenvolvimento integral de meninas e meninos, de modo que é preciso investimentos para que estes impactos sejam positivos para toda a sociedade.

Investir na primeira infância não é apenas uma questão de justiça social, mas também um imperativo para o desenvolvimento sustentável. O fortalecimento das políticas para essa fase da vida está diretamente relacionado ao cumprimento de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza (ODS 1), saúde e bem-estar (ODS 3), educação de qualidade (ODS 4), redução das desigualdades (ODS 10) e cidades sustentáveis (ODS 11).

Nesse contexto, a iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) tem se consolidado como uma estratégia inovadora para apoiar a qualificação de serviços e políticas municipais, promovendo a articulação entre saúde, educação infantil e assistência social. Desde seu início, a UAPI contribuiu para a criação de ambientes mais responsivos, inclusivos e seguros para crianças e suas famílias, ao estimular a integração de ações e o fortalecimento das capacidades locais.

Guia metodológico UAPI | 2025 - 2028

Este documento apresenta referenciais e orientações para a implementação das UAPIs nas áreas da saúde, educação infantil e assistência social, atualizando diretrizes, estratégias e metodologias para apoiar os municípios participantes no Ciclo 2025-2028. Ele apresenta orientações, marcos e instrumentos atualizados para fortalecer a implementação da UAPI como estratégia de política pública local, adaptável aos diferentes contextos e realidades de cada território.

A proposta é que cada unidade se torne um espaço integrado de atenção, escuta e desenvolvimento; um lugar onde o cuidado com as crianças pequenas seja priorizado, com base em dados, escuta qualificada e práticas intersetoriais construídas coletivamente com os profissionais e as famílias.